A foto abaixo, de 1952, mostra um bonde fechado do tipo Centex (aqui em São Paulo carinhosamente apelidado de Gilda) indo para a Lapa em uma avenida paulistana.
Ao observar a imagem o maior mistério era: que lugar é este ?
|
São Paulo em 1952 |
Mesmo parecendo ser a região central não é fácil, em um primeiro momento, identificar onde exatamente está o bonde da foto. Nossas informações eram poucas, uma vez que no verso da foto está anotado à lápis apenas o que já podemos ver na foto, ou seja, “Bonde Lapa – Linha 35″. Então, o maior desafio mesmo é achar o local que parece não ser a Lapa, mas a região central.
E foi justamente através de um prédio, ainda existente mas hoje impossível de ser fotografado como na foto, que conseguimos encontrar o local exato da imagem de 1952. Notaram aquele edifício alto no lado esquerdo, com algumas janelas abertas ? Trata-se do Edifício Cícero Augusto Vieira, na rua Helvetia. Erguido em meados década de 30 o imóvel hoje está literalmente “colado” ao Elevado Costa e Silva, o popular Minhocão. Abaixo a foto do mesmo local em 2014:
O local atualmente
E a foto atual mostra como o famigerado “Minhocão” foi um desastre urbano, principalmente na via onde ele passa sobre. O prédio que nos ajudou a identificar o local é quase impossível de ser notado, dá para observar algumas janelas dele sobre a coluna da via elevada, bem na curva.
Do casario antigo resta apenas a casa azul e branca, no número 1767, pois todas as outras foram demolidas. As casas mais na esquina deram lugar ao também já demolido Teatro das Nações – Dercy Gonçalves, enquanto uma delas deu lugar a um edifício, hoje bastante deteriorado, que foi construído no início da década de 60. A casa que ainda sobrevive a todos estes anos é também a última casa da Avenida São João, fato que por si só já merece seu tombamento.
No fundo da foto antiga, após a sequência de casas, é possível ver um imóvel térreo de esquina onde há na entrada uma placa comercial que parece estar escrito “União”. Não conseguimos identificar o que era ali, se alguém souber do que se tratava, envie nos um comentário.
Fora o charme do bonde da foto de 1952, este comparativo antes e depois dá uma dura lição ao paulistano. Mostra como políticas urbanas equivocadas e gestões municipais passadas despreparadas trouxeram o caos à capital paulista. É inegável que o local da foto atualmente, 62 anos depois da primeira foto, está muito pior que no passado.
Vão se os prefeitos, ficam seus erros.
|
0 Comentários